AO VIVO: Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018

ao vivo eclipse lunar julho 2018

Venha assistir ao eclipse lunar ao vivo, com imagens em tempo real de um observatório astronômico

Finalmente chegou o dia tão esperado. Hoje acontece o Eclipse Lunar Total mais longo do século, e mesmo que o tempo esteja nublado, você ainda poderá acompanhar tudo ao vivo, aqui em nosso site!

O Eclipse Lunar dessa sexta-feira, 27 de julho de 2018, terá início às 14h14 pelo horário de Brasília (BRT). Nesse horário, a Lua ainda estará abaixo do horizonte para todos que estiverem em território brasileiro.

O ápice do eclipse lunar acontecerá às 17h21 BRT, sendo que sua totalidade, ou seja, o momento em que a Lua ganha o famoso tom avermelhado, ocorrerá das 16h30 até às 18h13 BRT.

No Brasil o Eclipse Lunar Total poderá ser vistos em toda a costa leste do país logo após o pôr do Sol. Quem deseja observar pessoalmente, como do quintal de casa por exemplo, terá que dispor de uma visão plena do horizonte leste, que é onde a Lua irá nascer já eclipsada.

visibilidade do eclipse lunar de 27 de julho 2018
Mapa de visibilidade do eclipse lunar total de 27 de julho de 2018.
Créditos: Piruliton / Wikimedia Commons / divulgação

Às 19h19 a Lua terá saído completamente da sombra mais escura (umbra) e aí começa a fase penumbral do Eclipse Lunar – momento em que a Lua passa pela parte externa da sombra projetada pela Terra, ganhando uma tonalidade sutilmente escura.

1ª Transmissão ao vivo – Eclipse Lunar Total ao vivo visto da África do Sul

Em uma cortesia do Observatório Slooh, estamos disponibilizando uma transmissão ao vivo que mostrará o Eclipse Lunar Total a partir da África do Sul – uma visão privilegiada e completa do eclipse de hoje. A live começa às 13h00 pelo horário de Brasília, e estará disponível logo abaixo:


Essa primeira transmissão ao vivo terá narração do astrônomo Paul Cox e será feita em inglês. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.

Transmissão ao vivo – Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 visto do Brasil

A transmissão ao vivo do Eclipse Lunar no Brasil será feita a partir de imagens em tempo real, onde observaremos a Lua através de um grande telescópio (356 mm) do Observatório ROCG, situado no Rio de Janeiro. A live terá início durante o anoitecer, a partir das 17h30, assim, garantimos a observação do fenômeno logo quando a Lua estiver nascendo no horizonte leste.

A transmissão estará disponível logo abaixo:

Além do Eclipse Lunar Total – Marte bate recorde

Sabe aquela sensação de que tudo acontece ao mesmo tempo? Pois é. Com o céu noturno isso não é diferente. Durante o Eclipse Lunar Total, a Lua estará coladinha com Marte, que por sua vez está batendo recorde de brilho e de aproximação com o nosso planeta. É isso mesmo: Marte não esteve tão brilhante nos últimos 15 anos!

Além disso, no domingo (29) teremos o pico da chuva de meteoros Delta Aquaridas 2018, e claro, estaremos ao vivo, aqui em nosso site. Ou seja, esse Eclipse Lunar Total é apenas o primeiro fenômeno astronômico marcante desse fim de semana.

O observatório ROCG

O observatório ROCG – REMOTE OBSERVATORY OF CAMPOS DOS GOYTACAZES – foi inaugurado em 12 de outubro de 2016 e está sediado na cidade de Campos dos Goyatcazes, no Estado do Rio de Janeiro, de propriedade do astrônomo amador Carlos Henrique Barreto. Ele faz parte do projeto EXOSS, sendo disponibilizado para atividades como monitoramento de impactos lunares, observação de asteroides, cometas e NEOS (Objetos Próximos da Terra), assim como observações planetárias, objetos de céu profundo e outras atividades correlacionadas a astronomia amadora e cooperativa com a ciência.

Para saber mais sobre o Observatório ROCG, você pode acessar o site do EXOSS ou seguir sua página oficial no Facebook clicando aqui.

 

© Copyright Clube de Astronomia Órion / Prof. Henrique D. F. Souza / Galeria do Meteorito / ROCG / Slooh

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s