AO VIVO: Eclipse Solar de 26 de fevereiro de 2017

eclipse solar anular - fevereiro de 2017

Falta pouco para o tão esperado Eclipse Solar Anular de 2017!

Após longas semanas de espera e ansiedade, finalmente chegou o dia do primeiro e único Eclipse Solar Anular de 2017. Em agosto desse ano haverá um outro eclipse solar, mas será um eclipse total e não anular.

O Eclipse Solar Anular é diferente de um eclipse solar total, pois a borda do disco solar continua à mostra mesmo durante a totalidade do eclipse, o que cria um efeito conhecido como “Anel de Fogo”. E é justamente esse eclipse que acontece hoje, domingo, dia 26 de fevereiro.

eclipse solar anularEclipse solar anular registrado em 2012, no Novo México, EUA. Créditos: Colleen Pinski

No Brasil, o eclipse solar poderá ser visto parcialmente, ou seja, não haverá o efeito do anel de fogo. Por outro lado, a maior parte do Brasil poderá observar a Lua encobrindo grande parte do disco solar.

E seguindo a Lei de Murphy, o tempo ficou nublado e chuvoso em grande parte do Brasil, justamente quando o eclipse está prestes a acontecer. Mas nem tudo está perdido, pois teremos a cobertura completa do evento, e você poderá acompanhar o Eclipse Solar de 26 de fevereiro AO VIVO, aqui em nosso site, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.

Em nossa transmissão ao vivo do eclipse, traremos imagens em tempo real de observatórios instalados na América do Sul e na África, onde a totalidade poderá ser observada. Convide seus amigos e familiares!

Transmissão ao vivo: Eclipse Solar Anular de fevereiro de 2017

ATUALIZAÇÃO: Após acompanhar em tempo real o Eclipse Solar Anular na América do Sul, você poderá observar uma nova transmissão ao vivo que mostrará a totalidade do eclipse diretamente da Angola, na África. Já estamos ao vivo. Confiram!

Reprise do Eclipse Solar Anular na América do Sul


A transmissão ao vivo tem a narração do astrônomo Paul Cox e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.

Para saber se será possível observar o eclipse de sua localidade, e ficar por dentro de tudo sobre o evento, clique aqui e veja nossa matéria especial sobre o elipse anular de fevereiro de 2017.

E ATENÇÃO: Nunca aponte telescópios ou binóculos para o Sol. Essa prática pode levar a cegueira permanente, além de danificar o seu equipamento. A forma mais segura de se observar um eclipse é através de uma máscara de soldador #14. Para observar através de telescópios, você deve utilizar um filtro solar especialmente desenvolvido para isso, que deve ser acoplado na parte dianteira do telescópio, e não na ocular, como mostra a imagem abaixo.

como observar o eclipse solar de 26 de fevereiro de 2017

E não se esqueçam! Em agosto teremos um eclipse solar total que cruzará os EUA de leste a oeste. Segundo especialistas, ele deverá ser o eclipse solar mais observado da história! E claro, você poderá acompanhar tudo aqui em nosso site.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!

© Copyright Clube de Astronomia Órion / Galeria do Meteorito / Colleen Pinski / Slooh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s