Novo programa da GloboNews “Que mundo é esse?” mostra realidades diferentes da nossa

No próximo domingo, dia 26, a GloboNews estreia o programa ‘GloboNews Que Mundo É Esse?’, que leva André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli ao Curdistão para contar, em quatro episódios semanais, as inacreditáveis histórias sobre os curdos, o maior povo do mundo sem uma nação. São mais de 30 milhões de pessoas que buscam sua independência e o reconhecimento de seus direitos e hoje vivem entre a Síria, Irã, Armênia, Turquia e Iraque.

Terroristas, refugiados, vítimas de genocídio, guerreiros da liberdade. Cenas de violência, lutas e manifestações que levam o público a questionar: que mundo é esse? Paralelamente à exibição do programa, o canal promove uma exposição no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com fotos feitas por Michel Coeli durante a viagem. A exposição fica em cartaz até o dia 24 de agosto.

O projeto ‘GloboNews Que Mundo É Esse?’ tem o objetivo de mostrar as realidades mais polêmicas e surreais do mundo caótico em que vivemos. Nesta jornada, ao longo dos 15 dias de viagem, o trio testemunha questões importantes da história dos curdos. Na Turquia, onde a viagem começa, registram o momento em que o partido pró-curdo conquista, pela primeira vez, o direito de ter representantes no Parlamento. Para comemorar, a população sai às ruas da capital extraoficial do Curdistão Turco, em uma celebração digna de final de Copa do Mundo.

DESCRICÃO AQUI
Michel Coeli, Felipe UFO e André Fran no Curdistão. Crédito: Globo/ Michel Coeli

De lá, os três seguem para o Curdistão Iraquiano, onde as lentes se voltam para as vítimas da guerra, do terrorismo e do caos na região. Conhecem crianças, famílias e idosos que hoje são mais de um milhão e meio de pessoas, que sobrevivem em dezenas de campos de refugiados. Visitam pessoas que fogem do Estado Islâmico, da Guerra da Síria e os Yazidis, o povo mais perseguido do mundo. No norte do Iraque, em Makhumur, André, Felipe e Michel acompanham os Peshmerga, o exército do Curdistão, até a linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico, hoje uma das maiores ameaças à humanidade. E vivem um dos momentos mais tensos da série, em que são orientados a não permanecer no mesmo lugar por mais de 10 segundos, para não serem atingidos pelos atiradores de elite do Estado Islâmico.

André, Felipe e Michel garantem que se sentiram seguros durante quase toda viagem, mas que o medo apareceu no dia em que estiveram bem próximos à linha de frente com o Estado Islâmico e com a ameaça de serem sequestrados. “A linha de frente que visitamos fica a 30 km de Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano, um lugar bastante seguro, onde há shoppings centers, avenidas largas, prédios modernos, hotéis cinco estrelas etc. Percebemos que estávamos próximos à área dominada pelo Estado Islâmico quando não havia mais carros cruzando com o nosso na estrada”, contam. Quem os levou à linha de frente foi um ex-militar alemão, que morou 14 anos no Brasil, fala português e tem um filho brasileiro.

Ele foi para o Curdistão há seis meses, impressionado com os horrores que o Estado Islâmico faz com crianças. Outro medo iminente era o de ser sequestrado, já que muitos civis que apoiam o Estado Islâmico sequestram pessoas em troca de dinheiro. E souberam que, como turistas, cada um deles valia cerca de 100 mil euros.

audio-158489_640  Assista a chamada de estréia na GloboNews

O programa “GloboNews Que Mundo É Esse?” estreia no próximo domingo (26), às 23h.

© Copyright Geografia Onne / TV Magazine / GloboNews / G1

Uma consideração sobre “Novo programa da GloboNews “Que mundo é esse?” mostra realidades diferentes da nossa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s