Exposição mostra a rotina dos curdos e pergunta ‘Que Mundo É Esse?’

André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli foram até o Curdistão.
Mostra estreia na quinta (23) e fica em cartaz até 24 de agosto, no Rio.

André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli fizeram uma viagem pelo Curdistão, um país que não existe, para gravar os quatro episódios do programa “Que Mundo É Esse?”, que estreia no próximo domingo (26), às 23h, na GloboNews. Em foco, está a história dos curdos, o maior povo do mundo sem uma nação.

Durante o processo, as lentes de Michel captaram imagens lindas e raras do vasto território curdo e de sua gente, registrando situações e personagens ligados a temas cruciais da atualidade.

Nas 20 fotos escolhidas para a exposição, há um registro fiel sobre os curdos a partir de um olhar brasileiro. A viagem por um país que não existe, onde se misturam histórias complexas, tristes e tensas, mas também alegres e cheias de esperança, alimenta a curiosidade e ajuda a entender um pouco mais, afinal, #QueMundoéEsse?.

Veja a galeria com as fotos da exposição

Jovem curdo usa uma das bandeiras do partido HDP (partido que representava os anseios dos curdos nas eleições da Turquia) como máscara, momentos antes de um confronto com a polícia. (Foto: Michel Coeli)
Jovem curdo usa uma das bandeiras do partido HDP (Foto: Michel Coeli)

O projeto ‘GloboNews Que Mundo É Esse?’ tem o objetivo de mostrar as realidades mais polêmicas e surreais do mundo caótico em que vivemos. Nesta primeira jornada, ao longo dos 15 dias de viagem, o trio testemunhou questões importantes da história dos curdos. A viagem começou pela Turquia, que concentra a maior população curda, onde a equipe presenciou um momento histórico: a primeira vez em que a minoria curda elegeu representantes para o parlamento em Ancara. Numa campanha marcada pela tensão, o resultado da eleição levou uma multidão para as ruas da capital extraoficial do Curdistão turco, em uma celebração digna de final de Copa do Mundo.

Da Turquia, a viagem seguiu para o Curdistão Iraquiano, onde as lentes se voltaram para os refugiados. Guerra, terrorismo e caos marcam a história recente da região. Crianças, idosos e famílias inteiras, que somam mais de 1,5 milhão de pessoas, vivem hoje em dezenas de campos de refugiados do Iraque.

No norte do Iraque, em Makhumur, André, Felipe e Michel acompanharam os Peshmerga, o exército do Curdistão, até a linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico. Eles viveram um dos momentos mais tensos da série, em que são orientados a não permanecer no mesmo lugar por mais de 10 segundos, para não serem atingidos pelos atiradores de elite.

A exposição será aberta ao público na quinta-feira (23), no Jardim Botânico, Rua Jardim Botânico, nº 1008, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A mostra fica em cartaz de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 24 de agosto.

Participe! O que te faz questionar #QueMundoéEsse? Compartilhe no instagram com as hashtags #QueMundoéEsse e #GloboNews. Sua foto pode aparecer no instagram da Globonews.

O programa “GloboNews Que Mundo É Esse?” estreia no próximo domingo (26), às 23h.

© Copyright G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s