Tornado em SC deixa 2 mortos, fere 120 e desabriga mais de mil

Ventos podem ter chegado a 330km/h

Dia 21: cidade ficou sem luz após tornado (Foto: Laion Espíndula/G1)Xanxerê teve mais de 300 postes derrubados por tornado, diz empresa (Foto: Laion Espíndula/G1)

O tornado que atingiu o Oeste de Santa Catarina nesta segunda-feira (20) derrubou mais de 300 postes na cidade de Xanxerê, de acordo com a concessionária Iguaçu Energia. Torres de transmissão de energia também caíram. Às 15h desta terça, 100% das 34 mil unidades consumidoras da cidade permaneciam sem energia. No total, mais de 53 mil unidades consumidoras seguiam sem abastecimento em 14 cidades do Oeste.

A previsão, de acordo com a Iguaçu Energia e com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), é de que a luz comece a ser restabelecida até o fim da tarde desta terça (21). Equipes trabalham na reconstrução de um trecho do sistema.

“Em 60 anos, foi o maior acidente da Celesc”, afirmou o governador Raimundo Colombo, em visita à região, referindo-se a 11 torres de transmissão que foram afetadas pelo tornado.

A passagem do fenômeno deixou dois mortos, 120 feridos e um rastro de destruição na cidade. Os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno, conforme o Inmet.

A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

Quatro equipes com mais de 40 pessoas seguem trabalhando na tarde desta terça-feira) para reconstruir os alimentadores do sistema em Xanxerê, segundo a Iguaçu Energia. Os bairros mais atingidos foram Taca, Bortolon e Esportes. O Hospital São Paulo utiliza geradores de energia.

Dia 21: cerca de 300 poste caíram em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)Cerca de 300 postes caíram em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)

Mais municípios sem luz
O tornado também prejudicou parcialmente o abastecimento de energia em outras cidades do Oeste. Às 15h desta terça (21), outras 13 cidades tinham registro de falta de energia, de acordo com o sistema online da Celesc (Arabuta, Concórdia, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Ipumirim, Itá,  Lindoia do Sul, Marema, Passos Maia, Ponte Serrada, Seara, Vargeão e Xavantina).

No total, 19.241 unidades estavam sem luz. O número, porém, pode ser maior, de acordo com a Celesc.

Às 11h, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), conseguiu restabelecer a linha de transmissão entre as subestações Xanxerê e Chapecó 2.

A assessoria de imprensa da Celesc informou que, no fim da manhã, grande parte da região de Chapecó teve o abastecimento normalizado.

Feridos
Ainda de acordo com a PM em Xanxerê, pelo menos 74 pessoas deram entrada no Hospital São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, duas crianças, de 5 e 7 anos, foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional de Chapecó ainda na noite desta segunda (20).

O G1 tentou contato nesta terça com a assessoria do hospital, mas não obteve retorno sobre o estado de saúde das crianças. Outras seis pessoas foram transferidas para hospitais de Faxinal dos Guedes e Xaxim.

Em Xanxerê, 39 pessoas seguem hospitalizadas – 30 na internação e 9 na emergência. Nenhuma delas está em estado grave, segundo o Hospital São Paulo. Os demais pacientes que deram entrada no hospital foram liberados após receberem atendimento.

Casa onde estava casal de idosos ficou destruída após tornado em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)Casa Passagem de tornado causou destruição em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)

© Copyright G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s