Inmet confirma tornado também em Ponte Serrada, no Oeste de SC

Meteorologista esclarece que o fenômeno pode ter atingido a escala F1.

Em Xanxerê, tornado deixou dois mortos, 120 feridos e mil desabrigados.

Ônibus tombou pela força dos ventos em Ponte Serrada, no Oeste catarinense (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)Ônibus tombou pela força dos ventos em Ponte Serrada (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou na tarde desta terça-feira (21) que a cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, também foi atingida por um tornado na segunda-feira (20). O fenômeno na cidade deve ter alcançado 150 km/h, conforme o órgão.

“Pelas imagens de árvores retorcidas e a forma como o ônibus caiu, lateralizado, podemos considerar que um tornado também afetou a região”, confirmou o meteorologista do Inmet de Brasília, Mamedes Luiz Melo.

Telhado de galpão em Ponte Serrada foi completamente danificado (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)Telhado de galpão em Ponte Serrada foi completamente danificado (Foto: Rádio Nambá/Divulgação)

O meteorologista esclarece que o fenômeno pode ter atingido a escala F1. O tornado de Ponte Serrada, no entanto, não foi o mesmo fenômeno que atingiu Xanxerê. “São dois tornados diferentes. A nuvem que pairava sobre Ponte Serrada é diferente da de Xanxerê”.

A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. O fenômeno de Xanxerê foi classificado pelo Inmet com danos de fortes a severos, entre F2 e F3 podem ter variado de 100km/h até 330km/h

Formação de tornado
Tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis a formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados, conforme o Inmet. Com a incidência de frentes frias, fenômenos de chuva e não de frio, há mais chances do fenômeno.

 

© Copyright G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s