Cúpula das Américas tem pela 1ª vez os 35 países do continente americano

Dilma tem encontro marcado com Obama para a tarde deste sábado (11).
Líderes vão falar sobre uma possível visita da presidente aos EUA.

Pela primeira vez, os 35 países do continente americano participam da Cúpula das Américas. O encontro começou na noite desta sexta (10) no Panamá e foi retomado neste sábado (11) pela manhã.

A presidente Dilma Roussef tem um encontro com o presidente americano Barack Obama às 14h30, horário do Panamá – 16h30 em Brasília. Eles vão falar sobre uma possível visita de trabalho da presidente aos estados unidos. Dilma cancelou uma visita de estado a Washington em 2013, depois das denúncias de espionagem por parte da Agência Americana de Segurança Nacional.

Mas o encontro mais esperado é entre os presidentes de Cuba e dos Estados Unidos. Barack Obama e Raúl Castro se cumprimentaram, um símbolo da aproximação entre os dois países, depois de mais de 50 anos de afastamento.

Obama pode anunciar ainda hoje a retirada de Cuba da lista de países que financiam o terrorismo – um passo fundamental para a reabertura de embaixadas em Havana e Washington.

O presidente Raúl Castro fez o primeiro discurso de Cuba na Cúpula das Américas. Ele elogiou o presidente Obama e pediu o fim do embargo econômico. Mas, antes disso, fez várias críticas aos Estados Unidos.

A Venezuela também é um tema importante na Cúpula das Américas. O presidente Nicolas Maduro se movimentou bastante nas últimas horas para conseguir apoio de países vizinhos contra os Estados Unidos. A Venezuela bloqueou a carta final do encontro. É a terceira vez na história que a Cúpula termina sem esse documento, que só é publicado se houver consenso. Maduro exige que o presidente americano suspenda as sanções contra autoridades venezuelanas. E provavelmente não será atendido.

© Copyright Rede Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s