Venezuela bloqueia documento final da Cúpula das Américas

Panamá – A Venezuela bloqueou o documento final da Cúpula das Américas, frustrando a expectativa de um evento que marcaria a união do hemisfério após o fim do isolamento de Cuba.
Esta será a terceira cúpula consecutiva sem um comunicado final por falta de consenso. Das outras vezes, a participação de Cuba, exigida pela maioria dos países e rejeitada pelos EUA, era o obstáculo.

Obama observa anotações durante encontro bilateral com premiê da Jamaica, Portia Simpson-Miller
Obama observa anotações durante encontro bilateral com premiê da Jamaica, Portia Simpson-Miller

Dessa vez, foi a insistência da Venezuela —apoiada por Nicarágua e Bolívia— de incluir no preâmbulo do documento uma condenação às sanções impostas pelos EUA a autoridades venezuelanas, citando nominalmente o governo americano e a ordem executiva do presidente Barack Obama.
O documento só é aprovado com apoio unânime. Os países então recorreram a uma solução improvisada —um relatório do presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, chamado de chair’s summary, que reúne as posições em que há acordo. O sumário não tem a mesma força de um documento final.
Apesar dos gestos de conciliação dos EUA —a ida do assessor especial de John Kerry, Thomas Shannon, a Caracas, e a declaração do assessor de segurança nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, de que linguagem das sanções é pro forma —os venezuelanos não recuaram em sua exigência.
“Mantivemos a exigência de que se incluísse no documento pedido de revogação do decreto imperial dos EUA”, disse a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez.

ENCONTROSTURBULENTOSRusgas entre a esquerda e os EUA na Cúpula das Américas
Editoria de arte/Folhapress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s