Astrônomos descobrem planeta gigante com quatro sóis

Planeta possui quatro sóis e tem 10 vezes a massa de Júpiter
Planeta possui quatro sóis e tem 10 vezes a massa de Júpiter

Um planeta gigante, pelo menos dez vezes maior que Júpiter, com grande massa gasosa e que orbita em torno de quatro sóis. Assim é o exoplaneta KIC 4862625, do sistema estelar Ari 30, nova descoberta divulgada nesta quarta-feira (4) pela Nasa, a Agência Espacial americana.

Além de ser o segundo planeta com quatro sóis que se tem notícia, este chamou a atenção dos astrônomos por não apresentar uma superfície real, ou seja, sem um núcleo sólido.

Até então, pensava-se que o KIC 4862625, descoberto há alguns anos, tinha três sóis. Mas com a utilização de um sistema Robo-AO no telescópios do Observatório Palomar, em San Diego (EUA), foi possível remover os efeitos da atmosfera e melhorar a visualização. O primeiro planeta com quatro sóis foi descoberto em 2013 por cientistas da missão Kepler.

O sistema Ari 30, os cientistas sabem agora, é um planeta e dois sistemas binários. E é altamente improvável que ele tenha vida por ali.

Lewis Roberts, principal autor da descoberta divulgada na revista americana “Astronomical Journal”, e seus colegas querem entender qual a influência de tantos sóis no planeta, que orbita a 136 anos-luz da Terra, e tudo indica que este tipo de sistema multi-solar, que geralmente consiste de dois pares de estrelas gêmeas circulando uns aos outros a grandes distâncias, é mais comum do que se imagina.

A evidência sugere que os sóis podem influenciar o destino dos planetas, alterando as órbitas e até mesmo provocando o crescimento mais maciço deles.

A estrela recém-descoberta parece não ter afetado a órbita do planeta. A razão exata para isso é incerta, por isso a equipe está planejando novas observações.

Clube de Astronomia ÓrionClube de Astronomia Órion

© Copyright UOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s