NASA pode enviar plantas vivas para Marte em 2020

Dentro de uma década poderá haver vida em marte. Não por alienígenas ou até mesmo humanos, mas plantas. Isso porque a NASA tem planos para enviar uma nova sonda para o planeta vermelho, e, com ela, deverão enviar vida vegetal para estudos.

Com o projeto, os pesquisadores da Ames Research Center propuseram o MPX (Experimento com plantas em Marte), que tenta entender os efeitos da gravidade reduzida e dos altos níveis de radiação.

Para isso, os cientistas não vão plantar os vegetais por lá. O que será feito é adaptar um CubeSat (pequeno satélite em forma de cubo) e transformá-lo em uma estufa, preenchida com ar terrestre e sementes de Arabidopsis, uma planta da família da mostarda.

A caixa ficaria sobre a sonda, que também seria responsável por dar a água necessária para a sobrevivência da planta.

O teste é importantíssimo para definir se um dia será possível colonizar Marte. “Para ter uma base durável e sustentável em Marte, é necessário primeiro estabelecer se as plantas conseguem crescer por lá”, diz Heather Smith, principal pesquisadora do MPX. Segundo ela, em caso de sucesso, seria possível criar uma base sustentável.

No entanto, a proposta ainda não passa disso, já que há um número limitado de instrumentos que podem ser enviados para Marte junto com a próxima sonda. Por enquanto, há 58 propostas na fila de aprovação e, considerando que apenas 10 delas foram lançadas com a Curiosity, que já está no planeta, é bastante provável que muitas destas sejam rejeitadas.

A previsão é que a próxima sonda seja enviada para o planeta vermelho em 2020, com previsão de chegada para 2021.

Via Gizmodo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s