Asteroide provoca explosão equivalente a 15 toneladas de TNT na Lua

Corpo de 330 quilos se chocou contra a região conhecida como Mare Nubium a uma velocidade de mais de 60 mil quilômetros por hora
Fonte da imagem: Reprodução/YouTube (Jm Madiedo) Asteroide provoca explosão equivalente a 15 toneladas de TNT na Lua [vídeo]

Aos interessados em uma boa explosão, eis aqui uma que deixaria a maioria dos filmes de ação corada de vergonha. Em 11 de setembro do ano passado, um asteroide de cerca de 330 quilos se chocou contra a superfície da Lua gerando um brilho intenso e uma explosão equivalente à detonação de 15 toneladas de dinamite (TNT).

Para efeitos de comparação, a alardeada colisão capturada pela NASA ao final do ano passado foi equivalente à detonação de “apenas” 5 toneladas de dinamite. O asteroide se chocou contra uma porção lunar conhecida como Mare Nubium a uma velocidade de mais de 60 mil quilômetros por hora.

O momento foi capturado pelos telescópios controlados por um projeto de monitoramento lunar da Universidade de Huelva, na Espanha. Um estudo sobre o ocorrido deve ser publicado em breve na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Como não possui a proteção de uma atmosfera, o satélite natural da Terra é constantemente alvejado por corpos celestes que se chocam integralmente contra sua superfície — gerando, eventualmente, brilhos e clarões facilmente visíveis com equipamento adequado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s