NASA encontra água em Mercúrio

Agência espacial norte-americana confirma a existência de gelo na superfície do planeta.

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Com base em dados obtidos pela sonda espacial Messenger, a NASA confirmou que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, conta com água em sua superfície. E não se trata de uma pequena quantidade.

Segundo a agência espacial, o planeta apresenta uma abundante quantidade de gelo e outros materiais voláteis congelados nas crateras polares. Apesar da proximidade com o Sol e das altas temperaturas registradas na superfície, as regiões polares de Mercúrio jamais são atingidas pelos raios solares graças à inclinação de seu eixo de rotação, que apresenta um ângulo de apenas 1 grau.

Água e matéria orgânica

O curioso é que, além da incrível confirmação de que existe água em Mercúrio, os cientistas da NASA também observaram que o gelo encontrado nas crateras polares está coberto por uma camada de um material mais escuro. Essa cobertura mantém o gelo em isolamento térmico e evita que ele se torne instável.

Contudo, o mais surpreendente é que a NASA acredita que essa camada mais escura seja uma complexa mistura de materiais orgânicos. Tais compostos seriam semelhantes aos que deram origem à vida aqui na Terra e provavelmente chegaram à superfície de Mercúrio graças à colisão de cometas e asteroides.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s